Apresentação MEJ Brasil - 1º Congresso Mundial do MEJ - 2012

Hino do Congresso Internacional do MEJ 2012 Argentina - Escute aqui!

sábado, 20 de novembro de 2010

ENCONTRO COM DOM ANGÉLICO

Por Rosangela Molina

IGREJA - POVO DE DEUS - EM MOVIMENTO

1º Encontro - 20 de novembro de 2010







Tema: "O Documento de Aparecida"

Reflexões de Dom Angélico Sândalo Bernardino








A manhã deste sábado foi marcada por um riquíssimo encontro de reflexão com Dom Angélico.

O objetivo do encontro, de acordo com Pe. Paulo Beserra (Paróquia N. Sra. do Carmo - Itaquera), é retomar a caminhada de uma igreja atuante e comprometida em nossa região, como um Povo de Deus em movimento.

Dom Angélico (77 anos de idade, 51 de padre e 35 de bispo) já trabalhou muito em nossa região e agora, 21 anos depois vem nos ajudar a retomar esta caminhada.

A data escolhida é propícia; hoje, 20/11, é dia de Zumbi dos Palmares - símbolo de grandes lutas pela libertação de um povo oprimido e dia da Consciência Negra e amanhã, 21/11 dia de Cristo Rei do Universo, dia do Leigo. Data que vem de encontro com o objetvo deste encontro.

A seguir, anotações da reflexão de D. Angélico.


"O DOCUMENTO DE APARECIDA"
1ª Parte:

"A V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em maio de 2007 em Aparecida/ SP, tem como horizonte, como objetivo, uma Igreja Discípula-Missionária de Jesus Crito. Uma Igreja "aconchegada" em Cristo, que aprenda Nele, com Ele. Uma Igreja missionária, que leve adiante o que aprende com o próprio Cristo.

Para isso, a Conferência pensa em uma Igreja discípula e a aprendiz de Jesus Crsto. Caminhamos e aprendemos no dia-a-dia de nossa caminhada.


Uma Igreja quetem urgência de anunciar o Evangelho, que não fica girando em torno dela mesma. Que tem urgência de comunicar esse Jesus Salvador. Uma comunidade que tem preferêcias evangélicas, preferências pelos pobres e sofredores. Uma Igreja Pascal, que anuncia a Vida, a Libertação.


Uma Igreja Viva, que sai do comodismo e vai ao encontro dos que estão perdidos.


Essa é uma exigência da V Conferência: uma Igreja que sai do Conservadorismo e se torna missionária, ligada ao dia-a-dia da vida. para isso, diz que é preciso rever a nossa linguagem, o modo como se fala com os jovens (por exemplo); os nossos horários; mexer nas nossas estruturas.

Mas ela nos propõe um método de agir, um método antigo, mas muito válido: VER, JULGAR E AGIR.


Ainda há muita gente realizando trabalhos pastorais sem VER a realidade.

Nós vivemos numa mudança de época, mudança cultural; os meios de comunicação estão aí: uma aldeia elétrica global, e isso atinge o comportamento das pessoas. "A distância entre uma pessoa de 75 anos e um adolescente é de pelo menos 1000 anos."


Vivemos num mundo do subjetivismo, do 'eu quero ser feliz'. É um outro mundo que vivemos e é preciso por os pés no chão.

A nossa mente tem medo de mudar, mas temos que mudar. Não podemos realizar uma "pastoral de gueto": Essa igreja vai daqui até ali!;Essa paróquia aqui!; Essa diocese aqui! As pessoas não vivem mais em um lugar só. Trabalham eu um bairro, moram em outro, estudam em outro! É preciso uma "pastoral orgânica". Nós temos apenas um chefe maior, que é Jesus Cristo, de resto, não há como a paróquia querer realizar um trabaho isolado; há de se agir organicamente.


É preciso uma renovação eclesial!


Nas páginas do Documento de Aparecida, há 3 prioridades comum a todos:


1- vocação à santidade: todos nós devemos caminhar para santidade.


2- a missão: todos são chamados/ convocados a ser missónários; todos, sem exceção; não há idade. Temos esta mística à despertar!


3 dignidade: ninguém é melhor do que ninguém; o papa não é melhor que o coroinha. Todos sã dignos.


O trabalho das comunidades precisam se aproximar mais das pessoas. É preciso uma atenção especial às mulheres, jovens e aos homens também.


Uma pesquisa realizada, identificou 8 fatores que colaboram para o crescimento da igreja, para a
renovaçãodas paróquias:

- Liderança capacitadora;

- Ministérios orientados pelos dons;

- Espiritualidade contagiante;

- Estruturas eficazes;

- Culto inspirador;

- Pequenos grupos para evangelizar (grupos de rua, células, CEBs);

- Evangelização orientada para as necessidades;

- Relacionamentos marcados pelo amor fraternal.

De acordo com pesquisas e relatos, as igrejas que mais cresceram nós últimos anos adotaram 4 diretrizes básicas de ação:

- Abraçam a pastoral bíblica;

- Realizam vibrantes celebrações liturgicas;

- Convocam e formam leigos;

- Gestos de solidariedade para osque sofrem."

(anotações da fala de Dom Angélico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol

Disco

Motocross

Mario Bross