Apresentação MEJ Brasil - 1º Congresso Mundial do MEJ - 2012

Hino do Congresso Internacional do MEJ 2012 Argentina - Escute aqui!

sábado, 8 de agosto de 2009

O Que é o MEJ?

Um pouco da história

Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) é o ramo infanto-juvenil do Apostolado da Oração. A ala - jovem dos devotos do Coração de Jesus. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1919), São Pio X, pediu que as crianças, os adolescentes e os jovens se unissem, numa cruzada universal, rezando pela
paz do mundo.

O apelo vingou. Por volta de 1933, A Cruzada Eucarística somava quase 3 milhões de associados, internacionalmente.

Em 1960, sob a inspiração do papa João XXIII, a Cruzada passou a chamar-se Movimento Eucarístico Jovem, na Peregrinação da Cruzada Eucarística da França, em Roma.

Hoje

O Movimento Eucarístico Jovem ou MEJ, como é conhecido, está cada vez mais engajado em sua missão de atrair crianças e jovens para o Coração de Jesus. Numa sociedade marcada pela perda de valores e pelo subjetivismo, o MEJ se torna uma opção para a juventude.

Este Movimento que já conta com milhares de associados no mundo inteiro, tem se destacado no Brasil. Como parte do Apostolado da Oração, o MEJ tem a mesma espiritualidade, porém com um diferencial: seus pilares – EVANGELHO, EUCARISTIA E MISSÃO - faz dele um grupo de crianças e jovens que além da oração e adoração, estão cada vez mais envolvidos com o projeto da igreja.

É jovem evangelizando jovem e suas famílias.

Propostas do Movimento


O MEJ quer dar pistas aos jovens para formar, em sua realidade, uma imagem autêntica de Jesus. De modo com que possam penetrar, o quanto possível, na personalidade Dele. O que podemos fazer para conhecer mais e mais a JESUS? Muito simples: nos Evangelhos temos uma verdadeira fotografia do Jesus histórico. E na Eucaristia temos Jesus vivo no meio de nós, hoje;

Esta é a proposta de Vida difundida pelo Movimento Eucarístico Jovem. Através da Eucaristia, Evangelho e Missão (Pilares do MEJ e AO), mostrar as crianças, adolescentes e jovens o autêntico espírito cristão e, desempenhar no mundo seus ensinamentos com a força do protagonismo jovem.

MEJ São Francisco


Com 7 anos de atuação em nossa Paróquia, nossos trabalhos e esforços estão em proporcionar aos jovens que encerram a catequese da Eucaristia e da Crisma, um espaço, uma opção para continuarem atuantes na paróquia.

Nossos encontros são semanais e para os novos núcleos teremos encontros aos sábados com opção de horário para manhã e tarde. Uma vez por mês teremos uma atividade diferenciada no domingo pela manhã, que serão agendadas com antecedência.

Nossas atividades: temos momentos de ler, partilhar e refletir o Evangelho; participamos da Santa Missa e realizamos Hora Santa e Adorações Eucarísticas; Celebrações da Palavra; visitamos as famílias dos mejistas; estamos sempre disponíveis às questões pastorais da nossa paróquia.

Além de todo o lado espiritual, há a preocupação com a formação integral dos nossos jovens, portanto sempre que possível, realizamos atividades culturais: visitamos museus, exposições, circuitos culturais, cinema, teatro etc.

Sabemos que jovem que se preza gosta de uma festa, portanto, realizamos algumas “baladas” ao longo do ano.


Nossa dinâmica é um pouco diferente do Apostolado da Oração, mas ainda assim participamos de encontros de formação, assembléias, entre outros espaços que são organizados pelo Apostolado e isso acaba gerando uma troca de experiências e vivências muito ricas e importantes na formação dos nossos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol

Disco

Motocross

Mario Bross