Apresentação MEJ Brasil - 1º Congresso Mundial do MEJ - 2012

Hino do Congresso Internacional do MEJ 2012 Argentina - Escute aqui!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Carta de Dom Eduardo Pinheiro aos párocos do Brasil

Foto de Everson Lima - JMJ Madrid 2011
Brasília, 01 de março de 2012.
Caros irmãos Párocos,
Vigários Paroquiais e demais Presbíteros.
Já entramos na Quaresma! Tempo propício para reforçar ideais e potencializar projetos cristãos.
Envolvidos pelo clima jovial e intenso da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro no próximo ano, convidamos a todos os senhores para que PRIORIZEM OS JOVENS NESTE ANO DE 2012 EM SUA REALIDADE PAROQUIAL. Para que a JMJ não seja um evento isolado em nosso ritmo pastoral gostaríamos de perceber em todas as paróquias de nosso país este olhar preferencial não só afetivo, mas, principalmente, efetivo por eles. Os efeitos da peregrinação dos Símbolos principais da Jornada pelo país já vão exigindo ‘casa mais acolhedora para a juventude’.
A Igreja do Brasil, nas suas mais diversas formas, tem demonstrado um carinho muito grande pela juventude. A CNBB vem investindo para que todos os jovens a ela confiados possam encontrar acolhida, espaços, orientação e motivação. Entre tantos sinais desta opção destacamos: a publicação do documento “Evangelização da Juventude” dirigido a todas as expressões juvenis; o incentivo para a criação do Setor Juventude na diocese; o site www.jovensconectados.org.br organizado por jovens voluntários das áreas de comunicação; a acolhida da JMJ no Brasil; a criação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB; a organização da Coordenação de jovens de várias expressões, responsável pela pastoral juvenil no país; a aprovação da Campanha da Fraternidade de 2013 com o tema ‘Juventude’.
Sejamos criativos, organizando encontros, atividades, espaços, celebrações para eles e com eles. Acima de tudo, promovam e fortaleçam GRUPOS JUVENIS nas suas mais variadas formas. Estudem sobre o assunto com outas pessoas interessadas e observem a força que os mesmos têm na construção da vida dos jovens. Seguramente os GRUPOS são “a porta de entrada” da maioria deles para a vida cristã católica. O jeito informal e, ao mesmo tempo, organizado de um GRUPO JUVENIL cativa e envolve gradativamente as novas gerações. Sentindo-se contemplados em seu modo de pensar e fazer os jovens respondem com mais interesse e ardor a seus compromissos cristãos. A pedagogia dos GRUPOS atinge profundamente a vida deles, pois, uma vez bem organizados segundo suas medidas, se tornam espaço privilegiado de formação integral. Vamos, então, organizar e acompanhar o maior número possível de grupos juvenis! Não temos dúvidas da força de atração que exercem grupos relacionados, por exemplo, à música, à arte, à dança, ao esporte, ao teatro! Todos sairão ganhando com esta opção preferencial efetiva pelos jovens: eles mesmos em seu processo de amadurecimento, a Igreja em sua constante busca para responder aos sinais dos tempos, a Sociedade em sua responsabilidade de garantir vida de qualidade a partir da força jovem.
Não vamos deixar passar este momento especial que Deus está concedendo a nossa Igreja... e a sua comunidade paroquial! Os jovens querem encontrar mais espaços e pessoas destinados a eles para que todo este dinamismo produzido neste tempo favorável possa se reverter em vida plena para todos.
Com estima e orações,

P. Carlos Sávio da Costa Ribeiro                         P. Antônio Ramos do Prado
Assessor Nacional da CEPJ                                      Assessor Nacional da CEPJ
Dom Eduardo Pinheiro da Silva
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol

Disco

Motocross

Mario Bross