Apresentação MEJ Brasil - 1º Congresso Mundial do MEJ - 2012

Hino do Congresso Internacional do MEJ 2012 Argentina - Escute aqui!

sábado, 26 de junho de 2010

"O Apostolado da Oração acolhe o MEJ" - parte 1 -

No dia 12 de junho, aconteceu no Santuário Nacional de Aparecida do Norte - SP, o Encontro Nacional dos Dirigentes do AO-MEJ com o tema: "O Apostolado da Oração acolhe o MEJ".

Representantes do Apostolado da Oração e do MEJ de diferentes estados brasileiros reuniram-se neste encontro: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Alagoas e Pernambuco - este último, com 3 dias de viagem para chegar em Aparecida.

Padre Otmar - Diretor Nacional do AO-MEJ, iniciou o encontro com um breve momento de reflexão pessoal, contendo três perguntas:

1. Você se sente feliz por pertencer ao AO-MEJ?

2. Você se sente capaz de ser fiel à proposta do AO-MEJ?

3. Você sente que o AO-MEJ apresenta uma proposta que o mundo necessita?



Levantou ainda outras questões sobre o Carisma e a Missão do AO-MEJ:

"Carisma é um termo que se refere àquilo que faz particular a uma comunidade religiosa ou uma associação leiga; a visão singular de fé de seu fundador que deixou um caráter perdurável na vida e no estilo de trabalho da comunidade ou associação. (É o que faz o Apostolado da Oração ser o Apostolado da Oração e não a Legião de Maria). O carisma do AO-MEJ é ser missionário na vida diária a partir do oferecimento."

Quanto a missão, trata-se de "ajudar o cristão a unir sua oração e vida à oração e a missão da Igreja" (Carta de Pentecostes 2003)

Pe Otmar finalizou essa primeira parte da conversa enfatizando os pilares da espiritualidade do AO-MEJ: "Evangelho, Eucaristia e Missão - Oferecimento diário, Espiritualidade do Coração de Jesus, Vida Eucarística, Amor a Maria Santíssima, Amor ao Espírito Santo e sentir com a Igreja."

Tivémos a oportunidade de receber a atualização sobre as discussões que estão sendo realizadas em outras instancias do Apostolado e MEJ, como por exemplo, o 3º Encontro das Associações, Movimentos e Serviços Eclesiais com a CNBB - encontro este que também contou com a participação de Everson Lima - coordenador do MEJ São Francisco de Assis - e o 4º Congresso Latino-Americano realizado no México há poucas semanas atrás.

Pe Otmar nos trouxe notícias sobre o Encontro Mundial do MEJ que será realizado aos 15/09/2012 em Buenos Aires e contará com a participação de 20 representantes por país, sendo 10 Coordenadores e 10 jovens líderes do MEJ (a partir de 18 anos). Apresentou também conquistas em relação à estruturação do Secretariado Nacional do MEJ, acordos conseguidos neste último encontro.

Muito animado e confiante no trabalho e crescimento do Movimento Eucarístico Jovem, Pe Otmar falou diversas vezes da importância do Apostolado da Oração acolher o MEJ e contribuir para que nossos jovens tenham condições de participar destes diferentes encontros que estão para acontecer.


2 comentários:

  1. Precisamos um dia desse servo de Deus(Otmar) conosco para um dia de Espiritualidade no AO de Iguatu Ce.Abraços

    ResponderExcluir
  2. Passaremos seu recado, Nilda! Obrigada por visitar nosso blog, venha sempre!

    ResponderExcluir

Futebol

Disco

Motocross

Mario Bross