Apresentação MEJ Brasil - 1º Congresso Mundial do MEJ - 2012

Hino do Congresso Internacional do MEJ 2012 Argentina - Escute aqui!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

FICÇÃO E VIDA COTIDIANA EM DESTAQUE NO MUTICOM

Mutirão Brasileiro de Comunicação prossegue no Rio de Janeiro


RIO DE JANEIRO, quarta-feira, 20 de julho de 2011 (ZENIT.org) – A manhã dessa terça-feira no Muticom – Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontece no Rio de Janeiro – foi dedicada à reflexão sobre a vida captada e narrada pelos meios de comunicação, no contexto da conferência “Documentário, ficção e vida cotidiana”.
O crítico de cinema e professor de comunicação da PUC-Rio Miguel Pereira, o jornalista da Rede Globo de Televisão Marcelo Canellas, a professora da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) Moira Toledo, e o Comandante Geral das Unidades de Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro (UPPs), Coronel Robson Rodrigues da Silva, formaram a mesa, que foi moderada pelo coordenador do Centro Loyola de Fé e Cultura, Padre José Fernandes; segundo informa o portal do Muticom.
Marcelo Canellas afirmou que o que realmente importa para o jornalista é a notícia. Ele explicou que jornalismo e ficção pertencem a mundos completamente diferentes, porque são duas formas distintas de realidades objetivas.
“Jornalismo é uma forma específica de conhecimento da realidade objetiva (...) Os fatos não aparecem diante de nós como algo totalizado”, disse.
Canellas afirmou ser impossível a imparcialidade e a neutralidade totais. Ele aposta na objetividade. Nesse caminho, afirmou que é importante o profissional se valer de ferramentas teóricas, para não ser enganado pela realidade.
O jornalista, abordando as dimensões ética e estética da notícia, também destacou a relevância de desenvolver formas criativas de narrativa, especialmente quando se fala de linguagem para a televisão, porque a notícia envelhece muito rapidamente e é incessantemente copiada.
Ele ainda deixou sua crítica à prática cada vez mais comum de que as matérias sejam redigidas apenas na redação, sem que o repórter saia à rua. “O repórter precisa estar diante do fato”, disse. “O papel do jornalismo é jogar luz sobre o que está obscurecido na sociedade”, destacou.
Para Moila Toledo, que deixou de atuar na produção cinematográfica para desenvolver um trabalho nas periferias por meio da educação audiovisual popular, jogar luz sobre as realidades que não são vistas também faz parte da sua missão ao comunicar. “Isso é o que eu posso fazer para mudar o mundo”, afirmou.
A professora lembrou a importância do terceiro setor e abordou a necessidade da criação de políticas públicas para que projetos semelhantes ao das oficinas audiovisuais passem a acontecer de forma mais eficaz.
“Você encontra jovens que precisam falar de si mesmos. E se você tiver um pouquinho de olhar antropológico, a ficção fala da vida do cara: é um documentário”, disse.
Para o Coronel Robson, nesse ambiente social permeado pelo real e o fictício, a presença de policias, por meio das UPPs nas várias comunidades do Rio de Janeiro, também tem um papel importante para ajudar a promover a inclusão social. “A UPP é uma forma policial cidadã de tentar diminuir uma desigualdade”, afirmou.
Já o crítico de cinema Miguel Pereira, em sua abordagem sobre ficção, fez questão de enfatizar a missão do comunicador cristão, neste cenário do real em que todos são sujeitos da narração o tempo inteiro.
“Nós somos comunicadores da mensagem católica. Temos que entender o outro, comunicar para fora, porque o nosso papel é de sal da terra, de luz do mundo. Cada ação nossa tem repercussão no mundo e repercussão no outro. Isso é fundamental para pensar o processo de comunicação.”
“A nossa atitude correta tem que ser a de aprendizes eternos. Essa reelaboração do mundo precisa ser feita com a nossa mensagem, que não deve ser só falada. Nós somos sujeitos da narração o tempo inteiro, o corpo, a fala, tudo nos narra. É importante que nós ficcionalizemos, sim, e que a nossa vida seja uma poesia, seja um encantamento”, disse.

Fonte: http://www.zenit.org/article-28516?l=portuguese (Acesso 20/07/2011 às 21h19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol

Disco

Motocross

Mario Bross