Apresentação MEJ Brasil - 1º Congresso Mundial do MEJ - 2012

Hino do Congresso Internacional do MEJ 2012 Argentina - Escute aqui!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

«Igreja – Povo de Deus – em Movimento» (Reunião da Coordenação IPDM)


3º. Encontro da Coordenação
 22 de outubro de 2011

Texto bíblico que iluminou o Encontro:
Rm, 8,1-11

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos, não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. Pois a lei do Espírito que dá a vida em Jesus Cristo te libertou da lei do pecado e da morte.
Com efeito, aquilo que era impossível para a Lei, já que ela estava enfraquecida pela carne, Deus o realizou; tendo enviado seu próprio Filho numa condição semelhante àquela da humanidade pecadora, e por causa justamente do pecado, condenou o pecado em nossa condição humana, para que toda a justiça exigida pela Lei seja cumprida em nós que não procedemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Os que vivem segundo a carne aspiram pelas coisas da carne; os que vivem segundo o Espírito, aspiram pelas coisas do Espírito.
Na verdade, as aspirações da carne levam à morte e as aspirações do Espírito levam à vida e à paz. Tudo isso, porque as tendências da carne são inimizade contra Deus: Não se submetem – nem poderiam submeter-se – à Lei de Deus.
Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós.
Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Se, porém, Cristo está em vós, embora vosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida, graças à justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

            No dia 22 de outubro de 2011, às 9 horas, estiveram reunidos os membros coordenadores da «Igreja – Povo de Deus – em movimento». Estiveram ausentes os representantes da Cidade Lider.
      A sugestão de pauta foi a seguinte: 1. Temas para 2012 e 2013; 2. Curso de Verão – CESEP 2012; 3. 4º Encontro da «Igreja – Povo de Deus – em movimento», dia 19 de novembro de 2011, no Santuário da Paz. Assessor: P. Dr. Antonio Manzatto – PUC-SP; 4. Outros assuntos.

1
Foram apresentados os temas para 2012. No Tempo quaresmal realização de um encontro de formação para refletir o tema da CF 2012, sobre a Saúde. Há a sugestão de ser no dia 24 de março de 2012, sábado, na Líder. O assessor seria o jornalista André Trigueiro («Jornal da Dez», da Globonews e apresentador há 5 anos do programa «Cidades e Soluções»). O objetivo é tendo como pano de fundo a questão da saúde (texto-base da CF) enfocar a problema da destruição do meio-ambiente e de como esse afeta diretamente a saúde das pessoas. Já estamos em contato com o jornalista. A confirmar.

      Para 2012 o grupo acertou que o TEMA CENTRAL para todos os encontros deverá ser os «50 anos do Concílio Vaticano II».

      No primeiro semestre de 2012 a realização do 5º. Encontro da IPDM. O assessor que já foi contatado e se dispôs a estar, precisando somente acerto de agenda, é o teólogo Leonardo Boff. Será a partir das 8h30, no Santuário da Paz, em Cidade Lider.
      Também no primeiro semestre, o 6º. Encontro da IPDM, será dia 30 de junho de 2012, às 9hs, a Celebração Ecumênica em Memória de São Thomas Morus, patrono dos políticos e governantes. Será realizada em 2012, na Paróquia São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo.
      No segundo semestre será realizado o 7º. Encontro da IPDM para reflexão do Tema Central, com o teólogo João Batista Libânio. O assessor já está confirmado. O encontro vai acontecer dia 15 de novembro de 2012, a partir das 8h30, no Santuário da Paz, Cidade Lider.
      Para o primeiro semestre de 2013 já estamos em tratativa com a teóloga, socióloga e psicóloga Brenda Carranza – PUC-Campinas/SP,  que nos enviou um comunicado positivo, precisando somente acertar a data posteriormente. O tema proposto seria uma reflexão sobre uma de suas obras que trata sobre o fenômeno das«Novas Comunidades Católicas» (Editora Ideias e Letras, 2009).

2
      Em 2012, o Curso de Verão comemora 25 anos de realizações contribuindo para que cristãos e não-cristãos possam estar atualizados em temas e assuntos ligados à Ciência da Religião, Bíblia, Espiritualidade. A metodologia do Curso é a mesma da Educação Popular.  Sendo assim estamos fazendo campanha para que muitas pessoas possam participar. Entretanto falou-se, também,  da possibilidade de insistir com as lideranças jovens das diversas comunidades por suas atuações. O valor da semana de estudos é de R$ 170,00 que poderia se tornar um «investimento pastoral» das comunidades. As inscrições devem ser feitas até 10 de dezembro de 2011. Mais informações: www.cesep.org.br

3
      Acontecerá no próximo dia 19 de novembro de 2011, a partir das 8h30, no Santuário da Paz, Cidade Lider, o 4º. Encontro da IPDM. O tema central será: «Conjuntura Eclesial: desafios da missão da Igreja». A assessoria é do P. Dr. Antonio Manzatto, PUC-SP. As comunidades já devem estar promovendo as inscrições.  Mesa coordenadora: JR + leigos. Sugestão de Pauta: 8h30 – Oração (Fraternidade e Missão); 8h45 – Acolhida aos participantes e do assessor (Reitor do Santuário – DMC); 8h50 – Tema central – Assessor; 10h00 – Intervalo para café [1]; 10h30 – Retorno ao salão – primeiras conclusões; 10h45 – Palavra aberta? ; 11h00 – Contribuições da Plenária e segundas conclusões; 11h30 – Comunicados dos Movimentos Sociais e Pastorais; 11h45 – Agradecimentos (Reitor do Santuário – DMC); 11h50 – Oração final e encerramento.

4
     Outros Assuntos.

1 – Destacou-se a importância da coordenação e dos participantes da IPDM estejam sempre antenados com a realidade eclesial no Brasil e América Latina, bem como na Europa. Percebe-se certa movimentação por parte dos leigos, presbíteros e teólogos no mundo inteiro. Mas ainda essa movimentação silenciosa está desarticulada, mas está ocorrendo.
      2 – É preciso se libertar de categorias de análise antigas e, sem romper com a herança positiva do passado, recriar através de categorias da realidade atual de mudança de época. Resolvemos enviar a todos os participantes a  entrevista de Enrique Dussel, teólogo e filósofo da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), em recente Jornada Teológica Norte, realizada no início de outubro, com teólogos da América Latina, Estados Unidos e Canadá.
      3 – Alguns leigos e leigas participantes ativos de movimentos sociais abordaram as dificuldades que sentem, em suas paróquias e comunidades, estarem ao menos informando o povo da caminhada que se está realizando na cidade e Estado de SP, bem como em Brasília.
      4 – Também foi apresentado a situação política a que se encontra a luta pela UNIVERSIDADE FEDERAL DA ZONA LESTE na sua relação com o Prefeito da cidade. Foi distribuído material convocando as comunidades a participarem da elaboração de abaixo-assinado a ser entregue ao prefeito no dia 2 de dezembro de 2011, 19h30, na Paróquia S. Francisco de Assis, Ermelino Matarazzo.
     




[1] Um membro da coordenação irá conversar com o Reitor do Santuário sobre a questão do café, propondo alternativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol

Disco

Motocross

Mario Bross