Apresentação MEJ Brasil - 1º Congresso Mundial do MEJ - 2012

Hino do Congresso Internacional do MEJ 2012 Argentina - Escute aqui!

sábado, 22 de outubro de 2011

A voz do nosso paróco



30º. Domingo do Tempo Comum  - Ano A – 23 de outubro de 2011.

Textos:
Ex 22,20-26; Salmo 17; 1Ts 1,5c-10; Mt 22,34-40


Irmãos e irmãs:

«Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!»

Jesus Cristo enfrentava temas polêmicos contra os estudiosos da Bíblia do seu tempo. Hoje esses falsos religiosos querem provar a fé de Cristo; querem saber se Cristo conhece os mandamentos. Os mandamentos de Deus são 10, mas, os rabinos conseguiram transformar os 10 em 613 mandamentos. Qual dos 613 seria o maior? É a questão apresentada para Jesus.
           
           
            A primeira leitura é do livro do Êxodo, cap. 22, 20-26; o texto faz parte do que se chama de «Código da Aliança» do Êxodo; essas normas de conduta e de comportamento são fruto da reflexão de teólogos tendo como base os 10 mandamentos do Senhor e das necessidades da vida em sociedade, naquele tempo, constituída por «tribos». O Judaísmo penetrou na consciência e na mente dos judeus porque foi absorvido num ambiente cultural rural. A vivência religiosa fazia parte do dia a dia, do cotidiano, das pequenas tribos; todo o sistema educacional tinha como ponto de partida a religião.  A grande lição que as crianças e os jovens deveriam aprender é esta: Deus não despreza os pobres; nós também não podemos e não devemos desprezá-los. Era uma catequese onde a fé não estava separada da realidade social.
            O Deus anunciado no Antigo Testamento está sempre presente no tempo e a sua intervenção remete o homem à sua própria consciência humana. «Não maltrate o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito» (v. 20). As leis da economia são simples e tem o ser humano como preocupação fundamental. «Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao teu lado, não sejas usurário, dele cobrando juros. Se tomares como penhor o manto do teu próximo, deverás devolvê-lo antes do pôr do sol» (vv. 24-25). O nosso coração deve ser igual ao de Deus: querer sempre o bem para os outros é a síntese da Lei.
            
            A segunda leitura, Paulo apresenta os tessalonicenses como exemplo de fé generosa, na perspectiva da vinda e do encontro com o Senhor.
Desde as primeiras linhas da carta a comunidade é apresentada como sendo fervorosa. Paulo diz que os tessalonicenses conseguiram aprender a ter um coração semelhante ao do Senhor. «Vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo» (v. 6). A fé dos tessalonicenses é uma fé viva. «As pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servirão Deus vivo e verdadeiro» (v. 9).Não ficam somente na oração, pois possui no coração uma animação que vem do Espírito de Deus. A vivacidade da fé dos tessalonicenses advém da expectativa da chegada iminente do Ressuscitado, do Senhor. «Esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre dos mortos» (v. 10). A comunidade de Tessalônica era missionária. «A partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte» (v. 8).

            O evangelho de Mateus continua nos apresentando os conflitos principais vividos por Cristo na sociedade do seu tempo. Hoje é a continuação do cap. 22. Os versículos 34 a 40 apresentam o conflito entre os fariseus e Cristo a respeito do mandamento maior.

            Os escribas de Jerusalém, impressionados com a sabedoria de Jesus, queriam saber como ele resumiria a Lei. Pois, no meio do legalismo farisaico, multiplicavam-se as regras e interpretações, alguns, como o liberal Hilel que pertencia a um grupo do rabinato que achava necessário achar um princípio fundamental da Lei. No fundo, queriam e tinham a pretensão em conhecer o coração de Deus e assim poder adivinhar o que Deus faria em diferentes tempos. É a grande tentação de todas as instituições religiosas. Confundir a Igreja com o Reino anunciado por Jesus.
            O problema dos fariseus era o «como» amar a Deus e «como» amar o próximo. Sinto mais dor quando dói o dedo do meu pé, do que quando leio uma notícia de que milhares de pessoas morreram num terremoto em outro país.
            A resposta de Cristo vem da própria escritura sagrada, em Dt 6, 5. É a «mitsvá» «Escuta, Israel». Portanto, a chave de interpretação, o princípio central, de Cristo está em amar a Deus acima de tudo; mas, Cristo afirma que há um segundo princípio não maior e nem menor: «amar o próximo».
            É impossível amar o próximo como a si mesmo. Por quê? Porque nunca uma pessoa será a outra; as leis sociais estão entre uma pessoa e outra. Para chegar ao que Cristo está a dizer no Evangelho é preciso «elevação», «espiritualidade». A Lei de Deus propõe uma espiritualidade para o homem conhece-Lo.
            Por isso, o primeiro mandamento é: «Amar o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento» (v.37). E o que significa isto a não ser «olhar para cima» num sentido espiritual e tentar imitá-Lo, como fez a comunidade de Tessalônica, demonstrada na segunda leitura.

Caríssimos:

            Certa vez estando na Prelazia de São Félix do Araguaia, sul do Pará, numa dessas reuniões da CNBB, onde visitávamos comunidades e grupos, participei de uma reunião de um Conselho Pastoral. Tinha jovens, idosos, crianças. A comunidade era uma espécie de tenda, onde dominicalmente, o povo se dirigia para a celebração da Palavra, e em seguida, as variadas reuniões dos grupos. Era para aquela comunidade uma raridade participar de uma missa. Imaginem a felicidade daquele povo quando viu padres e religiosas de tantos lugares do Brasil ali. Foi uma festa.
            Quem coordenava a reunião do Conselho era um rapaz jovem e uma senhora. Logo se percebia pelo semblante deles que eram pessoas bastante sofridas. Chamou a minha atenção quando os 2 começaram a relembrar para o povo o que eles chamavam de «10 mandamentos do missionário». Depois, algumas pessoas da comunidade me disseram que era comum em toda reunião aprofundar os «10 mandamentos do missionário».

1.        Ser humilde, para servir e acolher a todos, sem distinção.
2.        Tornar-se disponível, para estar sempre a serviço do Reino de Deus.
3.        Despojar-se, para servir a Deus e aos irmãos, confiando sempre na Providência Divina.
4.        Ter força espiritual, por meio da vida de oração.
5.        Ser corajoso e confiante em Deus, diante de todo e qualquer desafio, para anunciar o Evangelho, denunciando as injustiças e vencendo todos os tipos de males que oprimem.
6.        Buscar sempre a inspiração de Deus para levar o amor, o carinho, a paz, o perdão e a reconciliação.
7.        Ter clareza e sabedoria de Deus no agir e no falar. Lembrar sempre de como Jesus agiu e falou.
8.        Ter solidariedade e companheirismo entre todos.
9.        Ter profunda comunhão com Deus, para que seu testemunho seja verdadeiro e coerente.
10.      Reconhecer a grandeza de Deus e se alegrar com o valor e os dons que ele dá a cada um de nós.

            Eu, muito burro, depois da reunião conversei com algumas pessoas. Perguntei a eles:
            - Vocês leram as obras de Santa Terezinha, Padroeira das Missões ou algum tratado de teologia com conteúdo missiológico?
            O rapaz mais novo disse-me firmemente num tom de voz com certa estranheza:
            - Não, padre! Isso aqui é o que aprendemos de Jesus e dos Apóstolos!
            Agora, imaginem a minha cara como ficou! Voltando depois para S.Paulo e chegando aqui na paróquia, olhava para vocês e sentia tristeza.

            No «Dia das Missões» a Palavra de Deus proclamada nos ajude e faça crescer na Paróquia, comunidades e grupos, pois somos a «Igreja – Povo de Deus – em movimento», a paixão pela evangelização, articulada ação pastoral nessa realidade plural, mas também que todos, sem exceção, possam colaborar financeiramente para a ação missionária. O «Dia das Missões», na realidade se concretiza em todos os dias do ano.

                                           (Texto: Pe Devair Carlos Poletto - 23/10/2011) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol

Disco

Motocross

Mario Bross