Apresentação MEJ Brasil - 1º Congresso Mundial do MEJ - 2012

Hino do Congresso Internacional do MEJ 2012 Argentina - Escute aqui!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A voz do nosso pároco

Epifania do Senhor – Ano A – 2 de janeiro de 2011.
Textos:Is 60,1-6; Salmo 71; Ef 3,2-3-a.5-6; Mt 2, 1-12


Irmãos e irmãs:
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Vamos precisar de ânimo e coragem para enfrentar o ano civil de 2011 que se inicia. Temos que reacender o espírito que vem das palavras e dos profetas no mundo e na vida em comunidade; esse ânimo e coragem devem ser um sinal do Evangelho, a Boa-Notícia. «Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor» (v. 1) como nos convida o profeta Isaías na primeira leitura.

A seguir, o profeta no mais autêntico espírito de profecia, clareia o nosso olhar em relação ao mundo em que vivemos. «Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos» (v. 2-a). Nós como Igreja – o Povo de Deus – em movimento, não podemos ignorar a realidade. «Lança um olhar em volta e observa» (v. 4-a), nos diz a Palavra profética de Deus. «Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer?» (cf. Mt 2, 2), descreve Mateus anunciando como Boa-Notícia em seu Evangelho e narrando os momentos mais importantes da infância de Jesus.

Dom Pedro Casaldáliga, Bispo-pastor e profeta do Araguaia, nos recordam em seu poema: «As estrelas só se enxergam de noite». Membros da Igreja que somos em seus mais variados níveis e carismas – discípulos e missionários do Senhor Ressuscitado – com alegria e lucidez estamos em marcha com o povo que é o Caminho.

O profeta nos empurra para um olhar mais nítido da natureza humana e Deus nos convida para que lancemos nossos olhares para Ele. «As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!» (cf. Antífona do Salmo), nos relembra Davi em momento profundo de oração. Simplicidade e humildade deve ser sempre a marca do verdadeiro seguidor de Cristo. O poder humano – político e social – também deseja se reencontrar com o Menino deitado em sua manjedoura. Entretanto, revela-nos a Palavra de Deus que esses poderes não foram e não são capazes de ver a realidade, pois se embriagam pela insensatez e por suposto poder. «Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei» (v. 4), buscavam uma resposta não para o sentido da vida, mas, para acumular sempre mais poder. Os donos do poder sabem; olha para a vida humana e a Vida em Deus como obstáculo, uma espécie de transtorno. Os donos do poder revela-nos o Evangelho não conseguiram «pegá-Lo» - como lembra-nos de uma maneira muito simples, a escritora Clarice Lispector em seu livro «A Hora da Estrela». Então, assim como os «donos do poder», os pobres pastores e os três reis rejeitados pela cultura de seu tempo, tiveram as verdadeiras atitudes. O Evangelho é sempre revelado aos simples de coração, por isso – destaca o Evangelho – pastores e reis tinham uma certeza e uma convicção no coração e na inteligência. Eles sabiam. Esta Luz incide na sua própria casa e no Tempo vivido pelo povo. Eles estavam no coração da Luz. E aqui estão às palavras certas no livro do profeta Miquéias: «E tu Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, pois, de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo» (v. 6).


Irmãos e irmãs:


Glória seja dada a Deus nosso Pai, pois Ele nos reuniu aqui para celebrar a Esperança e trazer à Mesa Eucarística as lutas de cada dia. Aumente Senhor nosso desejo de continuar compromissados, fiéis ao Teu Evangelho que nos anima e encoraja firmado em nossa caminhada. Deus – em sua bondade e misericórdia – aceite o nosso esforço; contamos sempre com a Tua Graça e com a Tua força. Ajudai-nos a manter acesa a luz da fé cristã e católica – ao longo do ano civil que se inicia; essa mesma fé – revelada em palavras e atos inunde nosso coração e inteligência.

(Texto: Pe Devair Carlos Poletto - 2/1/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol

Disco

Motocross

Mario Bross