Apresentação MEJ Brasil - 1º Congresso Mundial do MEJ - 2012

Hino do Congresso Internacional do MEJ 2012 Argentina - Escute aqui!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Interação MEJ: SP - Rio Preto

por Rosangela Molina

Salve MEJ!

Em junho de 2010, no Encontro Nacional do AO e MEJ em Aparecida do Norte, tivémos o prazer de conhecer alguns membros do núcleo do MEJ de São José do Rio Preto interior do estado de São Paulo, núcleo bem conhecido e falado em SP pela diversidade de atividades que realizam com MEJ. Desde então surgiu o convite para uma visita à cidade.

No último fim de semana (7-9/jan), cumprindo a promessa de que iria, fui até Rio Preto ver de perto este trabalho.

Encontrei lá um grupo de jovens prá lá de animados, de uma alegria contagiante e muita hospitalidade.



Tive a oportunidade de conhecer de perto os trabalhos que o MEJ Rio Preto realiza e fiquei muito feliz com o que vi e vivênciei nestes dois dias.

Sob a direção espiritual de Nilton e Sônia e a coordenação de Alaor (coordenação esta que está sendo ampliada com a reorganização do núcleo), o grupo me pareceu bastante unido e comprometido com os objetivos do Movimento. Além dos encontros dominicais do núcleo eles criaram subgrupos e usam a arte para evangelizar os jovens e demais pessoas da comunidade. Estão sempre envolvidos nas atividades da Capela do bairro (capela está que tranquilamente tem estrutura de paróquia!), na paróquia e ainda desenvolve agora, um projeto de interação jovem, levando através do teatro, a possibilidade da juventude parar e refletir sobre seu compromisso na missão que Deus confiou a cada um de nós.

Os subgrupos estão organizados da seguinte maneira:

Companhia Teatral Art Sagrada
Cia Dançart
Ministério Canto Sagrado
Jornal Pergaminho
Anjos de Resgate
Irmandade Esportiva MEJ

De acordo com sua área de interesse, após iniciar sua caminhada no Movimento, os jovens vão ingressando nos subgrupos.

Participei dos ensaios do grupo de teatro e de canto que se preparavam para as festividades de sua padroeira - Nossa Senhora dos Pobres- realizada agora no dia 15/01. Com muita sensibilidade eles conseguem transmitir mensagens de fé e esperança (fiquei emocionada assistindo apenas o ensaio, fico imaginando como foi bonito a apresentação na festa).

Além dos ensaios, também fui conferi se haviam craques no futebol no grupo, assisti uma partida do time do MEJ. Gostei do que vi (viu meninos), apesar de não entender bem de Futebol, gostei muito do jogo!!!

Vários momentos foram proporcinados durante minha curta estadia em Rio Preto, mas tenho que dar destaque para dois deles. Foi com muita honra que participei da primeira reunião deste ano da Diretoria no núcleo e da primeira reunião do grupo, também.

Aproveitamos este momento para uma verdadeira troca de experiências e vivências dentro do MEJ. As reuniõs com os jovens acontecem aos domingos após a missa das 18:30h e impressiona a quantidade de jovens participantes do núcleo de Rio Preto. Segundo informações, cerca de 60 jovens compõem o grupo, mas como eles estavam de férias, participaram da missa e da reunião mais de 30 deles.

Dentro deste núcleo eles possuem grupos do Fogo Novo e Gente Nova, só não há o grupo semente pois a estrutura de catequese da Diocese local não permite ainda!

O grupo está passando por algumas mudanças, que ao meu ver, serão de tamanha importância para o crescimento e fortalecimento destes jovens dentro do Movimento.

Durante a reunião da noite, algo me deixou especialmente feliz e deve ser compartilhar aqui para servir de exemplo aos outros núcleos do nosso movimento. com um trabalho aparentemente discreto comparado aos demais subgrupos, o subgrupo Anjos de Resgate realiza um trabalho de trazer ao Movimento jovens que estavam afastados ou que ainda não participam de movimentos juvenis e nesta noite que estive com eles, 3 jovens foram trazidos por estes "anjos". (Belo trabalho, meninos! Belo trabalho!)

Conversei bastante com vários jovens do MEJ de Rio Preto e fica difícil relatar tudo aqui.

Tenho certeza que temos muito o que conversar ainda e muito à contribuir para o crescimento do MEJ em São Paulo e em todo Brasil.

Trago de Rio Preto a melhor impressão possível!

Agradeço de todo coração o carinho, a atenção, hospitalidade e generosidade de todos!

Não vou citar nomes aqui para não correr o risco de esquecer de alguém!
Porém não posso deixar de agradecer, de modo muito especial e particular, ao Johnny e toda sua família que me acolheram com todo carinho e atenção; também a todos os meninos que me fizeram companhia no city tour realizado em Rio Preto e em todos os lugares que passei.

Aguardo a visita de vocês em São Paulo, agora!

Valeu Rio Preto!
Deus abençoe e derrame suas bençãos sobre cada um de vocês!
Coragem na missão assumida e levem sempre adiante a experiência de sentir esse amor tão generoso, derramado do Sagrado Coração de Jesus em nossas vidas! Contagiem a juventude de Rio Preto e arredores com essa alegria!

2 comentários:

  1. Rosangela, sua visita foi muito proveitosa, essa troca de experiencias foi muito boa. Espero o mais breve possivel poder estar visitando o MEJ de vocês também.
    Que o Sagrado Coração de Jesus continue derramando suas bençãos sobre vocês.


    Abraços
    Alaor
    Coordenador MEJ
    Nucleo de São Jose do Rio Preto, SP

    ResponderExcluir
  2. Alaor!
    Nosso núcleo está de portas abertas!
    Aguardamos sua visita!

    Grande abraço!
    Rosangela

    ResponderExcluir

Futebol

Disco

Motocross

Mario Bross