Apresentação MEJ Brasil - 1º Congresso Mundial do MEJ - 2012

Hino do Congresso Internacional do MEJ 2012 Argentina - Escute aqui!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Igreja nas Grandes Cidades: Desafios, Impasses, Perspectivas - Frei Betto


Por Everson Lima

No dia 28 de Maio passado, no Santuário Nossa Senhora da Paz, Frei Betto explanou sobre o tema: " A Igreja nas Grandes Cidades: Desafios, Impasses, Perspectivas."

Começou lendo uma carta escrita por uma leiga canadense, Laurette Lepage para o Cardeal Marc Ouelett que basicamente fala do seu «sofrimento com a Igreja, da diferença entre a mensagem repleta de espontaneidade e de liberdade do Evangelho e o discurso abstrato, moralizante e pesado de uma instituição que parece estar morrendo» (Veja na íntegra a Carta).

Os desafios que a Igreja enfrentou, enfrenta e enfrentará deve ser encarado com afinco e sem demonstrações de indiferenças e nulidades. Pois é preciso inventar uma nova linguagem para alcançar os diferentes meios de evangelização!

E "muitas vezes a Igreja ignora os veículos fora de seu controle" tendo "muitas dificuldades de conviver com a modernidade", afirma Frei Betto.

Temos que sair da estrutura paroquial e investir em novos meios de evangelização: "Pastorais das Comunicações Visuais"

Para encarar esses desafios, Frei Betto, nos dá a fórmula: "a força está no Povo de Deus onde devem assumir gestos de amor ao próximo".

No Amor podemos praticar e evangelizar assumindo esses desafios como parte do processo. "Jesus, no Evangelho, abre nossos olhos para seguir e praticar a Palavra. Não existe possibilidade de amar a Deus sem amar o próximo", diz ele.

A Igreja não pode ter medo do moderno. Deve sair da "comodidade" e avançar às águas mais profundas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol

Disco

Motocross

Mario Bross