Apresentação MEJ Brasil - 1º Congresso Mundial do MEJ - 2012

Hino do Congresso Internacional do MEJ 2012 Argentina - Escute aqui!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

NASCE NEWS.VA, SITE INFORMATIVO DA SANTA SÉ

Agrega conteúdos informativos dos meios de comunicação vaticanos


CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 27 de junho de 2011 (ZENIT.org) - News.va, o novo site para encontrar, de maneira fácil, as informações dos diversos meios de comunicação do Vaticano, foi apresentado hoje na Sala de Imprensa da Santa Sé.
“Estamos entrando em um novo momento da comunicação graças a um Papa que fez a comunicação vaticana dar passos enormes”, explicou o arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, durante a coletiva de imprensa.
Explicando a entrada do Vaticano no Facebook e em outras redes sociais, o prelado italiano recordou que Bento XVI disse: “Quero estar presente onde os homens se encontram”.
Intervieram na apresentação, além de Dom Celli, o Pe. Federico Lombardi SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé; Gian Maria Vian, diretor do jornal vaticano L'Osservatore Romano; o fundador e diretor executivo da agência digital espanhola 101, que colabora na realização do projeto; e o oficial do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Thaddeus Jones.
News.va não é um novo jornal ou órgão informativo, e sim uma plataforma digital que permitirá encontrar as notícias publicadas por meios como o L'Osservatore Romano, o Vatican Information Service (VIS), a agência missionária da Santa Sé, Fides, a Rádio Vaticano, o Centro Televisivo Vaticano, com conexões multimídia de áudio e vídeo, ao vivo (streaming) ou a pedido (on demand).
Será Bento XVI quem clicará em um tablet para publicar online News.va, na tarde de 28 de junho, isto é, na véspera da festividade dos santos Pedro e Paulo, a festa do Papa. Não será um ato público, mas logo depois poderão ser vistas as fotos e filmagens do evento.
“O site – explicou Dom Celli – não tem uma linha editorial específica: toma simplesmente o que já escreve ou comunica o jornal L'Osservatore Romano, a Rádio vaticano e outras fontes de informação da Santa Sé. Todos os meios conservam sua autonomia e identidade, que serão evidentes na apresentação das principais notícias oferecidas por eles ao portal. Os direitos de autor serão dos meios e não do novo site.”
News.va funcionará com servidores capazes de aceitar, ao mesmo tempo, uma enorme quantidade de visitas, ou seja, poderá suportar picos de milhões de conexões. No que se refere aos custos, Dom Celli indicou que ainda não tem os números definitivos, mas estes estarão à disposição, pois não há nada a ocultar.
Quanto ao atual site do Vaticano, www.vatican.va, indicou o prelado, ele não desaparecerá e conservará intacta, ainda que potencializada, a missão que lhe foi confiada: colocar à disposição o magistério do Santo Padre em suas várias formas. Desde o início, foi um site de documentos e assim continuará sendo, operando em sintonia com o novo portal.
As notícias do News.va se referem às atividades e intervenções do Santo Padre, os pronunciamentos dos dicastérios da Santa Sé, bem como aos mais importantes eventos do mundo ou a situações relacionadas às várias Igrejas particulares.
“A presença da Santa Sé no campo da comunicação tem uma história respeitável – recordou Dom Celli. Basta pensar no L'Osservatore Romano, que está comemorando seus 150 anos, ou na Rádio Vaticano, que há pouco recordava seus 80 anos de atividade.”
O site, pelo menos nos primeiros meses, estará somente em dois idiomas: inglês e italiano. Depois do verão boreal, será retocado e se abrirá outro idioma, talvez o espanhol, ainda que a vontade é que funcione também em francês e português.
Fonte: http://www.zenit.org/article-28328?l=portuguese (Acesso 29/06/2011 às 20h31)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol

Disco

Motocross

Mario Bross