Apresentação MEJ Brasil - 1º Congresso Mundial do MEJ - 2012

Hino do Congresso Internacional do MEJ 2012 Argentina - Escute aqui!

sábado, 4 de junho de 2011

O que é ser um zelador no MEJ?


Antes, de mais nada zelar é cuidar! Cuidar do que, de quem? Como?

O Movimento Eucarístico Jovem possui uma série de fases para que o jovem persevere e veja se é realmente o caminho que quer seguir. Ser um mejista implica em uma série de esforços, barreiras espirituais e físicas.

 Como 13º Apóstolos de Cristo, somos convidados a perseverar e além disso levar a boa nova a todos! O nosso grupo deve funcionar como uma família. Daí o termo irmandade. Portanto haverá discussões, desentendimentos assim como haverá momento felizes e maravilhosos, em todos deve haver equilíbrio e respeito, armamento pesado da fé Cristã.

O MEJ é um movimento, uma irmandade jovem, onde é formada pelos pais (dirigentes) e pelos filhos (mejistas) tendo o “avô” (padre) como orientador desta família guiada por Deus para seguir os passos de seu Filho amado Jesus Cristo.

Portanto, depois de conhecer toda a proposta do MEJ e passar por uma série de problemas, desafios e felicidades, cabe ao membro zelar por sua irmandade, por sua paróquia e por quem ainda está iniciando na caminhada, então é desta linha de pensamento que surge o termo ZELADOR.

A experiência permite ao ZELADOR conhecer mais profundamente não só a vida espiritual do novato mejista, mas também convida para uma vida social, que vai muito além da igreja física, passa a dividir e a freqüentar a igreja doméstica, a família, o lar.

A proposta permite o zelador não impor sua função e nem declarar abertamente ao novato jovem da irmandade, vai além, muito além de imposições, O ZELADOR deve abrir os olhos para todos os integrantes do MEJ, deve possuir boa acolhida, deve defender seu grupo, expor problemas causados dentro e fora da igreja com seus membros e o principal, tentar solucionar quando cabe a ele, quando não, deve orientar para que busque uma pessoa habilitada.

Esta tarefa não é fácil, muitas vezes é confundida como o popular “dedo duro”, mas não é assim que deve ser interpretada, pois o zelador tenta a todo o tempo buscar o que é melhor para seu grupo e para seu zelado. Portanto, estudar sempre a bíblia e todo o simbolismo da igreja católica e da irmandade MEJ, deve ser uma tarefinha diária, pois devemos ter a obrigação de saber o que estamos pregando para não se converter a algo que buscamos como completo mas que na verdade falta muito para isso.

Ser ZELADOR é ser PAI, aquele que fica bravo, que dá algumas broncas de vez em quando, que cobra do filho “zelado” e ser MÃE ao mesmo tempo, aquela que dá carinho, amor e afeto, que dá colo.

Ser ZELADOR é dar exemplo, dentro e fora do grupo. É impossível cobrar algo dentro da irmandade e fazer o que foi cobrado fora do grupo. EXEMPLO E PRUDÊNCIA devem andar com o ZELADOR sempre! Sabemos que embora procuramos a todo tempo a santidade, somos seres humanos, fracos e limitados em relação ao Pai Todo Poderoso. Portanto erros ocorrem, não só no inicio da formação, mas por toda a vida.

Reconhecer erros perdoar e ser perdoado faz parte do contexto do ZELADOR, que deve ser o membro da irmandade de maior equilíbrio tanto emocional quanto motivacional. O ZELADOR é o meio de “sucesso” da irmandade. Um grupo com bons zeladores, consegue atrair novos mejistas, tirar vícios do grupo ou de alguns membros, tais como a bebida, cigarro e as drogas ou até pecados mais graves, consegue afeto, respeito e carinho por todos.

O ZELADOR tem a obrigação de ajudar os Diretores Espirituais do MEJ e a coordenação a orientar o grupo em reuniões, retiros, encontros e eventos que a irmandade participa ou coordena.

O ZELADOR é FIXO, tendo em vista que assumiu o compromisso diante de JESUS no altar para toda a ETERNIDADE.

Com a formação espiritual avançada, o zelador deve procurar dividir o que aprendeu, por isso que nesta fase incentiva-se ele coordenar os sub-grupos ou fazer parte da coordenação do MEJ, pois é o mais habilitado para estar a frente dos jovens.

Porém nem todos os ZELADORES devem ser coordenadores ou fazer parte da coordenação, isso vai de cada membro, mas esta tarefa é designada apenas para os ZELADORES.

DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E AO CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA.

A devoção ao centro da salvação de toda a eternidade deve ser perseverante  e persistente, deve ser algo íntimo, o ZELADOR que é intimo do Sagrado Coração de Jesus e do Coração Imaculado de Maria é um membro que desempenha bem a sua função.

Rezar sempre, orar para todos que precisam! É um exercício diário, fruto de esforços e devoção, amor e carinho por quem é nosso GUIADOR, nosso AMIGO, nosso PAI, JESUS é o centro de toda a irmandade!

A intenção diária (oferecimento do dia) e a prática do TERÇO deve fazer parte da vida cotidiana do mejista que zela por seu grupo. A ORAÇÃO é o alicerce da espiritualidade de qualquer humano, sem a oração nada consigo fazer dentro dos parâmetros de JESUS.

SER DO MEJ ATÉ QUANDO?

Uma pergunta difícil, porém não possui muitas respostas, varia de grupo para grupo e de país para país.

Depende muito da idade mínima que se tem dentro do MEJ, a variação não deve ultrapassar 10 anos na fase da juventude.

Quando esta diferença chega, deve-se criar os grupos por faixa etária (SEMENTE, de 9 a 12 anos, GENTE NOVA, de 13 a 16 anos e FOGO NOVO, de 17 a 25 anos).

Após a fase da juventude, a maioria dos jovens de 25 a 30 anos não querem ir para o A.O. pois a espiritualidade e a diferença de idade muda drasticamente. Isso não deveria acontecer, mas infelizmente é uma realidade.

Sair da irmandade e seguir novos rumos dentro da igreja, ingressando em outros grupos pode ser produtivo e deve ser incentivado, porém o jovem agora maduro, não deve esquecer da irmandade que deu sua base espiritual, portanto interagir no Apostolado da Oração com outra irmandade ou pastoral a sua escolha deve acontecer.

Porem está diferença deve mudar somente se o jovem mejista assuma o compromisso de renovar o Apostolado da Oração.

Está aí o desafio lançado! Mudar o Apostolado da Oração, não a espiritualidade e nem a fervorosa devoção ao Sagrado Coração de Jesus e Maria, mas de renovar a idade e a ação que as senhoras e senhores desempenham dentro da Igreja.

ORAÇÃO é fruto do ORAR (Intimidade com Deus) e AÇÃO (agir para que a palavra de Cristo seja lançada pelos quatro cantos da terra). Sem os dois lados, teremos uma fé defeituosa, limitada.

Portanto vamos colocar em prática nossa função de ZELADOR dentro da irmandade, da nossa igreja, da nossa família, da nossa escola ou universidade, do nosso trabalho? Cabe a você está função! E você é CAPAZ! Deus está precisando... Se habilita?


Escrito por: Johnny Vieira - Fundador do MEJ - S J Rio Preto SP


Nota dos Administradores
________________________
Agradecemos a colaboração e disposição de nosso sempre amigo e parceiro Johnny Vieira do MEJ de São José do Rio Preto - SP do qual temos um imenso carinho! Que o Sagrado Coração de Jesus ilumine sua caminhada e faça que continue evangelizando e estimulando os jovens à caminhar rumo ao Seu coração! Grande abraço!

Administração do BLOG MEJ São Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol

Disco

Motocross

Mario Bross