Apresentação MEJ Brasil - 1º Congresso Mundial do MEJ - 2012

Hino do Congresso Internacional do MEJ 2012 Argentina - Escute aqui!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

RENOVAR A DEVOÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO

Foto de Everson Lima (Todos direitos reservados)

Entrevista com organizador de congresso mundial, pe. William Petrie


Por Genevieve Pollock
PARAY-LE-MONIAL, França, sexta-feira, 4 de março de 2011 (ZENIT.org) - Pela primeira vez na história, um congresso mundial convidará ao berço da devoção ao Sagrado Coração para refletir sobre o amor de Deus e promover a civilização do amor nas famílias e nas sociedades.
ZENIT entrevistou o padre William Petrie, superior da Província do Leste da Congregação do Sagrado Coração de Jesus e Maria nos Estados Unidos, um dos organizadores e expoentes do congresso.
O evento acontecerá em Paray-le-Monial, França, de 6 a 11 de outubro. Participarão expoentes como o cardeal Raymond Burke, prefeito da Assinatura Apostólica; o cardeal Justin Rigali, arcebispo de Filadélfia; o padre jesuíta Mitch Pacwa, apresentador da EWTN; Timothy O'Donnel, presidente do Christendom College; e Danny Abramowitz, ex-jogador da NFL.
O congresso tem como objetivo renovar a esperança no conhecimento do amor incondicional de Deus pela humanidade, em todo o mundo, através da promoção da amizade pessoal com Cristo, com foco nas famílias e na missão mundial de transmitir esta mensagem.
Estão disponíveis pacotes de viagem online, incluindo extensões para Paris, Lourdes, Lyon, Ars e Cluny, para facilitar a participação.
O padre Petrie explica a importância da devoção ao Sagrado Coração neste momento da história.
ZENIT: Qual é o propósito deste Congresso Mundial sobre o Sagrado Coração?
Padre Petrie: O padre Mateo Crawley-Boevey foi curado milagrosamente na Capela das Aparições, em Paray-le-Monial. Aí surgiu a inspiração de promover a entronização do Sagrado Coração em todos os lares do mundo. Em 1907, São Pio X mandou o padre Mateo realizar essa missão.
Nas celebrações do centenário do movimento de entronização, em 2007, foi desenvolvido um plano para continuar a missão do padre Mateo e atingir os cinco continentes nos dez anos seguintes, renovando esse movimento de entronização. O primeiro congresso mundial vai ser em Paray-le-Monial, que é onde surgiu essa inspiração. Vão ser formados os primeiros promotores, que ficarão disponíveis para dar informação nas dioceses e paróquias deles.
ZENIT: Qual é a mensagem do Sagrado Coração de Jesus que vocês querem enfatizar neste congresso mundial?
Padre Petrie: “Deus tanto amou o mundo que mandou seu Unigênito”. A imagem de Jesus com o Sagrado Coração exposto transmite o amor incondicional e a misericórdia de Deus. Entronizar a Imagem do Sagrado Coração de Jesus nas casas é um jeito de se comprometer oficialmente a ter Cristo como Cabeça do lar.
ZENIT: Por que é tão importante hoje destacar o Sagrado Coração de Jesus e o amor de Deus pela humanidade?
Padre Petrie: A história do mundo sempre foi uma história de divisões, de guerra e de perda de vidas por causa do ódio. O Sagrado Coração de Jesus é uma lembrança constante de como viver a vida segundo a grande lei do amor de Deus e do amor ao próximo. Essa amizade pessoal começa em casa. É a “Igreja Doméstica”.
É dentro da família que podemos crescer no amor por Deus e pelo próximo. Quem viveu a entronização em casa fala de graças recebidas que transformam, trazendo mudanças positivas e a conversão à Igreja.
ZENIT: As atividades do congresso incluem “formação na criação de uma civilização de amor”. O que isto significa?
Padre Petrie: É a preparação para a entronização do Sagrado Coração. É uma catequese que nos mostra a razão de fazer isso nos lares. Ajuda na criação de uma espiritualidade cristocêntrica, da vida baseada no amor de Deus, através da eucaristia, da oração e da preparação espiritual. Enfim, é simplesmente ir criando uma civilização de amor, família a família.
ZENIT: Que resultados são esperados do congresso?
Padre Petrie: Os participantes vão escutar os expoentes aprofundarem no entendimento do amor de Deus. O congresso cria uma atmosfera que vai motivar os futuros promotores que quiserem se envolver na entronização do Sagrado Coração na casa das pessoas.
Para os participantes, pode ser uma oportunidade para eles virarem mensageiros do amor de Deus, como é simbolizado no Coração Transpassado de Jesus e no Coração Imaculado de Maria. O primeiro congresso do Sagrado Coração é uma preparação para a realização desta missão, de chegar a todos os continentes com a mensagem do amor de Deus no lar.
--- --- ---

Fonte: http://www.zenit.org/article-27411?l=portuguese (Acesso 26/06/2011 às 21h28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Futebol

Disco

Motocross

Mario Bross